A importância dos exames de rotina

Qual a importância dos exames de rotina na detecção e prevenção de doenças?

Antigamente, as pessoas costumavam ver seu médico apenas na presença de sintomas ou quando estavam muito doentes. Hoje, os cuidados preventivos são amplamente divulgados e se tornam comuns à medida que as pessoas desenvolvem maior consciência do seu estado de saúde.  Os médicos solicitam check-ups regulares para avaliar como anda o funcionamento do organismo, buscando doenças em estágios iniciais ou sinais de alerta para alguma condição de saúde que possa ser evitada.

Neste sentido, exames de rotina podem ajudar a encontrar possíveis alterações de saúde antes que se tornem um problema. A detecção precoce oferece a melhor chance de obter o tratamento certo rapidamente, evitando complicações. Ao ter acesso aos serviços de saúde, exames e tratamento corretos, você está dando passos importantes para uma vida mais longa e saudável.

Os benefício de exames rotineiros incluem:

  • Reduzir o risco de ficar doente;
  • Detectar precocemente condições de saúde ou doenças potencialmente fatais;
  • Aumentar as chances de tratamento e cura;
  • Limitar o risco de complicações monitorando de perto as condições existentes;
  • Aumentar a expectativa de vida e melhorar a saúde.

Por que fazer os exames de rotina durante a pandemia da COVID-19?

Em meados de 2020 o mundo passou a enfrentar a mais grave pandemia de saúde dos últimos cem anos. A preocupação com nossa saúde se tornou algo ainda maior, e seguir as recomendações epidemiológicas faz parte do cotidiano de todo cidadão.

Entretanto, é importar lembrar que essa precaução não deve pôr em risco a prevenção de outras doenças não relacionadas à COVID-19, pois elas continuam representando um perigo à nossa saúde. Problemas potencialmente evitáveis, muitas vezes tão graves ou até mais perigosos do que a COVID-19, podem e devem ser prevenidos com exames de rotina.

Grande parte da população, seguindo o preconizado pelas entidades médicas, adiou as consultas de rotina em 2020. Diante da dificuldade em controlar a pandemia nos dias de hoje, busca-se reduzir o impacto que a postergação do check-up anual possa causar, estimulando os pacientes a retomarem seus cuidados com a saúde de forma mais abrangente.  

Se você não está em dia com seu check-up, saiba que consultórios médicos oferecem menos risco de contágio da COVID-19 que academias, shoppings e até supermercados, o que pode tornar justificável uma consulta para a realização dos seus exames rotina.

Exames de Rotina na Medceu  

A Clínica Medceu segue todas as recomendações epidemiológicas e oferece um ambiente seguro para a realização dos seus exames de imagem. Nosso protocolo inclui o uso de máscara por médicos e colaboradores, higiene dos aparelhos antes de cada atendimento, limpeza constante das áreas comuns, horários agendados e redução no número de acompanhantes.

Texto escrito por dra. Ana Karina de Ataíde Feitosa, médica radiologista, CRM-DF 17435.

Fique por dentro das últimas notícias

Open chat