Câncer de Mama antes dos 50 anos é possível?

Mais de 40% dos casos de câncer de mama acontecem em mulheres com menos de 50 anos.

Essa é a grande razão pare que todas as mulheres independentes de história familiar e independente do autoexame façam mamografia a partir 40 anos, uma recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia(SBM) e FEMAMA.
A grande importância da mamografia é que ela reduz em 25 a 30% a mortalidade pela doença.

O diagnóstico de câncer de mama em mulheres com menos de 40 anos é raro, representa em torno de 10% de todos os casos registrados. Mas, quando ocorre nessa faixa etária, a doença tende a ser mais agressiva e com alta taxa de morbidade e mortalidade. Sendo muito importante que mulheres abaixo de 40 anos façam anualmente consulta com ginecologista e o autoexame e procurem imediatamente o mastologista na presença de nódulos ou secreção mamilar amarelo e/ou sanguinolenta.

Em mulheres com história familiar de câncer de mama com mutação genética os exames de rastreamento devem iniciar a partir de 25 anos com mamografia e ressonância magnética. O diagnóstico precoce do câncer de mama é o principal marcador de chance de cura da doença e vale ressaltar que o autoexame não é capaz de identificar, pois a lesão inicial do câncer de mama não é palpável e somente podem ser identificados pelos exames de imagem.

Na maioria das vezes, quando o tumor de mama é palpável já está em estágio avançado da doença.

Dra Zilma Eliane Ferreira Alves CRMDF 8694 e Dra Juliana Catão Grisi CRM-DF 11.295

Referências
1- Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.(FEMAMA).
2- Sociedade Brasileira de Mastologia.

Fique por dentro das últimas notícias