Ecografia de próstata

O exame de ultrassonografia também conhecido como ecografia, é um método de diagnóstico por imagem . Esse método utiliza ondas sonoras de altas frequências emitidas pelo aparelho que fazem os tecidos do nosso corpo vibrarem e produzirem um eco lido pelo aparelho e convertido e imagem.

A ultrassonografia é um exame que não emite radiação, diferente da maioria dos exames que realizam diagnóstico por imagem, e não possuem contraindicações.

Algumas dúvidas são frequentes entre os pacientes:

– Como se realiza a ecografia da próstata?

O exame pode ser realizado por via transretal ou por via abdominal.

No primeiro caso , o paciente deve estar deitado de lado, com as pernas ligeiramente flexionadas(joelhos próximos ao abdome), para que se insira uma sonda ecográfica com gel através do reto. 

Apesar de ser ligeiramente desconfortável, é um processo indolor e rápido. Este procedimento é realizado pelo reto porque a próstata se encontra entre este órgão e a bexiga permitindo uma visualização mais clara, do que quando se realiza uma ultrassonografia por via abdominal.

Revela-se  ainda a melhor abordagem ecográfica  , uma análise mais precisa da próstata auxiliando no cálculo do seu peso, na  identificação de  diferentes patologias da próstata como o diagnóstico precoce de processos tumorais , a hipertrofia prostática ou a prostatite. 

Além disso, é um bom método para detectar lesões nas vesículas seminais, como nódulos ou cistos.

Por via abdominal é feita através da parede abdominal, não é um exame invasivo e não provoca dor durante a sua realização.

A informação obtida em relação às características da próstata é reduzida, embora seja possível avaliar o volume prostático, a morfologia de forma grosseira, a capacidade da bexiga e o resíduo pós-miccional da bexiga (quantidade de urina que persiste na bexiga após a micção).

Em ambas as técnicas é um exame rápido que demora em média 15 minutos. Se existir necessidade de avaliar com mais pormenor a estrutura anatômica da próstata , este tempo pode ser superior.

– Existe algum preparo para a realização da ecografia da próstata?

Se o paciente for ser submetido ao exame ecográfico de próstata por via transretal , é  indicado que faça um preparo com uso de laxante e/ou aplicação de enema, para que o procedimento seja facilitado.

Para a ecografia por via abdominal, o paciente deve ingerir líquidos 1(uma) hora antes da realização do exame ( cerca de 6 copos de água), para que tenha a bexiga cheia.

Não há nenhuma indicação ou cuidado pós-exame.

– Qual a importância da ecografia da próstata?

O exame ultrassonográfico da próstata é usado para detectar as doenças e as alterações prostáticas junto com o toque retal e  exames laboratoriais.

A dosagem do PSA(antígeno prostático específico) no sangue, embora seja considerado um bom rastreador do câncer de próstata , detecta apenas 70% doas casos.

– Quais as outras indicações da ecografia da próstata?

Quando o paciente tiver mais de 40 anos de idade, para fazer o diagnóstico de doenças na próstata, diagnosticar uma possível infertilidade, acompanhamento de uma biópsia, acompanhamento de crescimento de processo tumoral,  seguimento de uma hipertrofia prostática benigna ou da recuperação após cirurgia.

– Quais são  as limitações da ecografia prostática?

A ecografia não permite avaliar corretamente a extensão local da doença neoplásica da próstata. Após o diagnóstico ou na presença de pequenos tumores, pode ser necessário realizar Ressonância Magnética(RM) da próstata  para complementar o estudo.

Bibliografia:

RUMACK,carolM., LEVINEdebora; Tratado de Ultrassonografia Diagnóstica, 5ªedição; volume 1, Editora Guanabara,2020.

CALLEN; Ultra-sonografia em Obstetrícia e Ginecologia, 5ªedição, Editora Elsevier Professional, 7 de abril de 2009

– CERRI,giovanni guido; Ultrasonografia Abdominal, Editora Thieme Revinter; 2ªedição,6abril 2015

Autor:  Dr. Alécio de Oliveira e Silva

Professor da Escola de Medicina da ESCS – Escola Superior de Ciências da Saúde  – Brasília/DF.

Especialidade: Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO (Federação Brasileira de Ginecologia e obstetrícia)

Área de atuação: Medicina Fetal e Gravidez e Alto Risco.

Ecografista em ginecologia e obstetrícia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia.

Médico da equipe  Medceu  desde 2002.

Fique por dentro das últimas notícias

Open chat