O diabetes consiste em um distúrbio no metabolismo dos carboidratos, que se apresenta como valores aumentados de glicemia devido a um defeito na produção e secreção da insulina. Quando diagnosticado na gestação denominamos diabetes gestacional.
Um pré-natal adequado é imprescindível para o diagnóstico precoce e tratamento oportuno (com dieta, atividade física e até uso de insulina), visando reduzir os riscos de desfechos desfavoráveis, como macrossomia, parto prematuro e até mesmo óbito fetal intra-uterino. Atenção especial deve ser dada para as pacientes sabidamente diabéticas antes mesmo da gravidez, a que o descontrole glicêmico logo nas primeiras semanas de gestação ter potencial de causar malformações, incluindo cardiopatias. Por iss, tais pacientes têm indicação de realizar o ecocardiograma fetal com profissional habilitado.
Considerando se tratar de uma doença com potencial risco ao bem-estar da gestante e do bebê, torna-se essencial o acompanhamento ultrassonográfico com profissional experiente, a fim de monitorar o crescimento fetal, avaliar a vitalidade e até mesmo rastrear e diagnosticar malformações.
Nossa equipe especializada está preparada para a realização das ultrassonografias obstétricas e ecocardiograma fetal de pacientes diabéticas, para um acompanhamento seguro e cuidadoso. Conte conosco!
Dra. Regina Nishitani
Fonte: American Diabetes Association e FEBRASGO.