SAÚDE MASCULINA

O corpo masculino possui necessidades específicas, por esse motivo os homens precisam estar sempre atentos, investindo na prevenção e nos cuidados com a sua saúde e bem-estar, que se iniciam com a realização de check-up regulares e visitas a um urologista.

Sintomas/Diagnóstico

A saúde masculina engloba diversos aspectos do bem estar do homem. Entre as questões que devem ser observadas estão a saúde física e mental, doenças urológicas, andropausa, saúde sexual, incontinência urinária e doença cardiovasculares.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula presente exclusivamente nos homens, sua principal função é a produção de substâncias envolvidas na formação do líquido ejaculado durante às relações sexuais. A melhor forma de evitar complicações causadas pelo câncer de próstata é a detecção precoce da doença. Por isso, é indispensável que os homens realizem visitas ao urologista, principalmente  após os 45 anos.

Andropausa

Alguns homens podem apresentar sintomas relacionados com o Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino (DAEM), também conhecido como “andropausa ou menopausa masculina”. Cansaço, falta de concentração, esquecimento, perda de força muscular, disfunção erétil, perda da libido, entre outras.

Saúde Física e Mental

A depressão clínica é uma doença que afeta corpo e mente. Nos homens, os sintomas mais comuns são a fadiga, irritabilidade, insônia e problemas de saúde, como prisão de ventre, diarréia, dores de cabeça e nas costas.

Hábitos saudáveis

Seu corpo dá sinais e você pode ignorá-los. Pratique a adoção de práticas saudáveis na sua rotina, fazendo atividades físicas regularmente, mantendo uma alimentação balanceada e fazendo check-up regulares.

Agende seus exames e realize o seu check-up conosco!

Autor: Alécio de Oliveira e Silva

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde.

Fique por dentro das últimas notícias