“Sludge” e Parto Prematuro”. Quero saber!

O quê é o “sludge”: é um agregado espesso de partículas no líquido amniótico próximo ao orifício interno do colo uterino, também chamado de microfilme bacteriano. Sendo associado a invasão microbiana assintomática da cavidade amniótica( MIAC) aumentando assim o risco de parto prematuro.

O mais importante dessa descoberta é a possibilidade do tratamento e consequentemente a prevenção do parto pretermo .

A detecção pré-natal de microrganismos na cavidade amniótica capacita os obstetras a considerarem a administração dos antibióticos específicos, permitindo o tratamento adequado, diminuindo o risco do parto prematuro, a necessidade de tocólise e, em conseqüência, a mortalidade perinatal.

“Sludge” Situações Especiais

Presença do sinal do “sludge” com bolsa protrusa associada a membrana opaca. Administrar esquema endovenoso por 48 horas e seguir com tratamento oral por 8 dias. A cerclagem não é recomendada.

“Sludge” Situações Especiais

  • Presença do sinal do “sludge” com bolsa protrusa associada a membrana opaca. Administrar esquema endovenoso por 48 horas e seguir com tratamento oral por 8 dias. A cerclagem não é recomendada.
  • Presença do sinal sp “sludge” em paciente com ceclage,: não se recomenda tratamento.
  • Presença do sinal do “sludge” na ocasião da indicação do pessário: recomenda-se tratamento por 48 horas antes do procedimento
  • Paciente já tratada com antibióticos devido ao sinal do “sludge”, apresentando recorrência da imagem: não se indica novo tratamento.
  • Paciente de baixo risco com colo> 25mm e presença do sinal do “sludge”: não se recomenda tratamento.
  • Gestação gemelar com presença do sinal do “sludge” , tratar de acordo com o protocolo de gestação de alto risco.

Gestação gemelar com presença do sinal do “sludge” , tratar de acordo com o protocolo de gestação de alto risco.

Referências:

1. Monteiro RM, Júnior CAA, Chagas F, Carvalho CBM, Moreira JLB . Infecção assintomática do líquid amniótico. RBGO 24(3):175-179,2002.

2. Alan Roberto Hatanaka, Marcelo Santucci França, Evelyn Traina, Rosiane Mattar. Rastreamento Ultrassonográfico do Parto Prematuro Espontâneo -Protocolo de Conduta. 08/02/2021. 

Fique por dentro das últimas notícias