A translucência nucal (Ultrassonografia Morfológica 1º Trimestre) é um exame de triagem pré-natal que desempenha um papel fundamental na detecção precoce de possíveis anomalias cromossômicas em um feto em desenvolvimento. Essa medida da espessura da nuca do bebê, realizada por meio de ultrassonografia, tem como principal indicador para dizer se o bebê tem um risco alto ou baixo para ter alguma síndrome genética.
O exame é realizado via transvaginal e transabdominal para termos avaliação completa da gestação nessa idade gestacional.
Deve ser feito entre 11 semanas e 4 dias e 13 semanas e 6 dias. Precisamente quando o bebê estiver medindo entre 45mm e 84mm de comprimento da cabeça à nádega. O exame é realizado via transvaginal, que permite imagens de melhor qualidade.
✔️ É importante ressaltar que a translucência nucal não é um diagnóstico definitivo, mas sim uma triagem que identifica quais gestações têm maior probabilidade de apresentar alterações cromossômicas.
Agende sua consulta na MEDCEU e cuide da saúde do seu bebê desde o início e tenha a tranquilidade de contar com profissionais comprometidos com a precisão e cuidado em cada etapa do processo.