A ecografia gestacional tem a finalidade de avaliar a vitalidade fetal, seu crescimento e desenvolvimento, anatomia, posição, ganho de peso, inserção placentária e volume de líquido amniótico.
Em uma gestação de baixo risco recomenda-se que a avaliação seja feita a cada quatro semanas. Casos especiais podem necessitar de um intervalo menor.
Quais as possibilidades de posição fetal?
– Cefálico: quando o feto está de cabeça para baixo;
– Pélvico: quando o feto está sentado, ou seja, cabeça para cima;
– Transverso: quando o feto está atravessado no abdome materno; costuma ser uma posição de transição, não mantida por muito tempo.
Como saber se o crescimento e ganho de peso do bebê estão adequados?
Através das curvas de percentil.
O ideal é observar crescimento entre os percentis 10 e 90. Se estiver abaixo do p10 estamos diante de um bebê pequeno para idade gestacional. Se o percentil for acima de 90, o bebê é chamado de grande para idade gestacional.
Onde a placenta pode estar localizada?
Em qualquer uma das paredes uterinas: anterior, posterior, fúndica, lateral direita ou esquerda.
Especial atenção para os casos onde a placenta está inserida em posição inferior do útero, mantendo íntima relação com o orifício interno do colo uterino. Se assim ela se manter do terceiro trimestre até o final da gestação, receberá a denominação de placenta prévia, constituindo uma contraindicação ao parto normal. Para checar de forma adequada a distância da placenta ao orifício interno do colo a avaliação deve ser feita pela via transvaginal.
Qual volume considerado normal de líquido amniótico?
Ao ultrassom tudo que é visualizado na cor preta ao redor do bebê é liquido amniótico. O líquido amniótico nada mais é do que urina fetal. Alterações no seu volume podem ser sugestivas de diabetes gestacional, malformações anatômicas no trato gastrointestinal ou urinário.
No terceiro trimestre consideramos normal a medida do maior bolsão vertical entre 2 e 8 cm. Subjetivamente devemos perceber que o feto está confortavelmente envolto por líquido.
Durante todo o exame, além de efetuar as medidas do feto (biometria) que irão calcular o peso e checar seus batimentos, também analisamos o tônus e movimentação.
Procure fazer seus exames em locais de confiança e com profissionais experientes em Medicina Fetal. Conte com a Medceu para realizar seus exames com segurança!
Texto escrito por Dra Júlia Batista Verano, CRM DF 20.604 | RQE Nº 14930
Área de atuação em Medicina Fetal – RQE Nº 18939