Ainda que muitas pessoas não saibam da existência, a aplicação do exame de ultrassonografia na Dermatologia é um aliado de grande importância para o diagnóstico e tratamento de uma série de doenças relacionadas à pele.Através dele é possível avaliar tumorações cutâneas, unhas, doenças inflamatórias e lesões de pele suspeitas, bem como os gânglios linfáticos.
Como o exame é feito?
Para adequada avaliação da pele em todas suas camadas e anexos são utilizados transdutores de alta resolução.Por meio desse exame complementar é possível ao dermatologista verificar e fazer uma avaliação mais detalhada das lesões cutâneas, como determinar profundidade e vascularização adjacente, permitindo chegar a um diagnóstico mais adequado. Além de ajudar na identificação e confirmação de tumores vasculares ou de pele, a ultrassonografia dermatológica também é usada na área estética.
Por não ser invasivo, esse exame não oferece risco à saúde dos pacientes. Sendo assim, não há contraindicações, além de ser um exame rápido, sem necessidade de preparo.
Quais são as doenças possíveis de detectar?
- Lesões benignas e malignas (avaliando tamanho, profundidade e vascularização);
- Lesões da epiderme e derme (abscessos e infecções cutâneas);
- Avaliação diferencial de lesões não dermatológicas;
- Diferenciação de preenchimentos cutâneos;
- Diagnóstico precoce de câncer de pele (no caso de lesões suspeitas);
- Lesões em unhas das mãos e pés;
- Avaliações pré-operatórias;
- Tumores na pele.
Quem deve fazer esse exame?
Apesar de simples, este não é um exame de avaliação rotineira. Sendo assim, a solicitação deve vir por meio de encaminhamento por dermatologista.
Lembramos que para o melhor cuidado da sua pele de forma a evitar doenças são imprescindíveis alguns cuidados como: evitar exposição excessiva ao sol, uso de protetor solar e periodicamente, visitar um dermatologista.